O Pilates reduz medidas? Quais os seus benefícios?

Numa matéria sobre o uso de top em atividades físicas eu disse que descobri o Pilates e que em outra oportunidade eu falaria sobre o assunto. Então, para cumprir o prometido e trazer boas dicas a você que também deseja entrar em ação, levei algumas de minhas dúvidas pessoais e outras que considero mais comuns ao Dr. Marco Antônio, fisioterapeuta que me atende no KM Studio Pilates, a quem agradeço pela gentileza das informações abaixo:

Algumas dúvidas e as respostas do fisioterapeuta.
(Foto/reprodução - via Google)


Quais as indicações e benefícios do Pilates?

- O Pilates é indicado para todas as pessoas e para todas as idades. É recomendado para o tratamento da coluna, gestantes, prevenção de lesões para quem pratica outros esportes, e o grande benefício do Pilates é melhorar a qualidade de vida de quem o pratica.


O Pilates serve para reduzir medidas? 

- Sim, com a prática do Pilates a pessoa vai perder medidas, porque o Pilates ajuda a tonificar a musculatura e com isso você vai transformar aquela massa gorda (gordura) em massa magra (músculo), mas é importante dizer que uma atividade aeróbica (andar, correr, andar de bicicleta e etc...) você vai perder muito mais calorias do que com o Pilates.


Para uma pessoa obesa ou bastante acima do peso, com objetivo de chegar ao peso saudável, além dos benefícios do Pilates e de uma alimentação equilibrada, quais as outras atividades físicas paralelas, que você, como fisioterapeuta recomenda? 

- Bem, como fisioterapeuta eu recomendaria inicialmente atividades aeróbicas como caminhada, andar de bicicleta e outra atividades que não tivesse impacto nas articulações, principalmente a do joelho, mas não sou educador físico; o indicado é um professor de Educação Física passar o treinamento adequado.


Qual a melhor frequência de exercícios semanais para atingir melhores resultados?

- Para a prática de exercícios de 2 a 3 vezes por semana e para o Pilates também.


O Pilates poderia "não ser indicado" em algum caso específico?

- O Pilates não tem contra indicações; um caso que eu particularmente não gosto de atender é gestante depois do 5º mês de gestação.


O Pilates funciona igualmente em qualquer idade e sexo?

 - Sim. Porém observamos que a mulher até 60 anos tem uma facilidade maior de realizar os movimentos do Pilates do que os homens, mas com o passar das aulas, tanto a mulher quanto o homem vão fazer os mesmos movimentos sem nenhuma dificuldade.


Gostaria de acrescentar alguma dica ou outras informações?

- Recomendo que as pessoas possam fazer alguma atividade física, seja ela qual for. A pessoa tem que procurar alguma atividade que goste ou que lhe dê prazer; assim fica mais fácil. E o Pilates é uma atividade que além de trazer benefício ao corpo e a mente, previne contra problemas na coluna e articulações.


"O meu objetivo é bem estar, então para mim o Pilates ajuda a aliviar o estresse e traz a sensação de relaxamento e mais disposição. Além disso, porque ativa a circulação, após as atividades a minha fisionomia perde a palidez e fica com tonalidade rosada e aparência saudável. (Como eu mesma já disse, exercícios também fazem bem para a pele e etc.) Mas contrariando as regras de praticar duas ou três sessões semanais de Pilates, eu faço apenas uma, e, também caminho três vezes por semana." 


Conversando mais com o fisioterapeuta, ele me explicou que - como em qualquer atividade física - exercitar apenas uma vez já é melhor do que nenhuma. Que tudo depende do objetivo, mas é a frequência dos exercícios que pode mostrar resultados com mais eficiência.

Serviço:
Dr. Marco Antônio Ferreira Junior
Fisioterapia


Limara Lis
V-Vitrine