Moda no trabalho: Com + de 20 e "corpinho de menina"

Continuando a nossa conversa sobre as dificuldades de encontrar roupas para quem tem mais de 20 anos e  aparência de menina, claro que comprar em loja infantil não é a solução para adultas com medidas pequenas e fora do padrão. Mas, com um pouco de conhecimento e "olho crítico" vale até a tentativa de buscar em lojas para adolescentes; porém uma boa alternativa é encontrar uma ótima costureira para criar peças sob medida.

Lembrei-me de uma leitora que certa vez me contou que o maior problema dela era quanto ao modo de se vestir para o trabalho; pois ela era uma jovem advogada, magrinha, baixinha e com aparência de menina que queria passar uma imagem de seriedade profissional...

Sem entrar em maiores detalhes, a moda contribui para passar a imagem adequada a cada profissão. No trabalho, passar confiabilidade, conhecimento técnico e profissionalismo é o desejo de todos. Se por um lado pessoas com mais idade querem uma imagem mais jovial, outros se sentem inseguros porque querem que a sua imagem de juventude não transmita imaturidade.

O que se pode evitar para não passar uma imagem infantilizada em ambiente de trabalho formal?
- Excesso de cores suaves como rosa bebê, azul bebê e outros.
- Flores miúdas, bolinhas e estampas divertidas.
- Modelos com babadinhos, manguinha fofa, golinha redonda, lacinhos. (detalhes muito delicados que lembrem roupa de criança.)
- E outros...

O que geralmente favorece?
- Cores neutras e sóbrias;
- Roupas clássicas: calças, camisas e blazer de alfaiataria, vestido tubinho, chemisier, saia lápis, saia evasê etc.;
- Estampas clássicas como listras finas e xadrez;
- Entre outros...
(Terninho Perua Básica - Camisa Patachou)

Bom Senso, Estilo e Atitude:
Roupas para o trabalho não precisam ser sem graça, então cores, estampas, modelos e acessórios, podem ser escolhidos cuidadosamente, levando em conta o grau de formalidade da empresa ou função e etc., sem perder o toque pessoal que distingue sua personalidade dos demais colegas de equipe: Por exemplo acessórios coloridos ou com estampa de oncinha e etc. e outros detalhes que valorizem o traje, somados a uma postura elegante que revele autoestima e confiança. 

(Não esquecendo que roupas sensuais não são para o trabalho: decotes ousados, comprimento curto, barriga de fora, roupas coladas ao corpo e etc...)


(Fotos: reprodução/ fontes desconhecidas)

Limara Lis
V-Vitrine