Senac Rio Fashion Business: Algumas Impressões

O Senac Rio Fashion Business referente à 19ª edição, Outono/Inverno – 2012, considerado um dos maiores eventos de moda integrado ao Fashion Rio, recebeu nesta última quarta-feira, 11 de janeiro, uma caravana de visitantes de Barra Mansa e regiões do Sul Fluminense. A iniciativa do Sicomércio de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro conduziu diversos empresários lojistas ao evento para um encontro de atualização sobre as novidades do mercado de moda; um dos grandes segmentos geradores de crescimento social e econômico na região. O Fashion Business é para o lojista uma oportunidade de conhecer as novas tendências. Além disso, um dos pontos favoráveis do Salão de Negócios - da maior bolsa de moda e negócios da América Latina - é a facilidade de contato direto com várias marcas, reunidas no mesmo local.

Nesta mesma oportunidade estive presente junto à caravana e fui ao Fashion Business, onde entre outros, registrei algumas atrações, opiniões e impressões sobre a relevância do evento. Entre as ações, acompanhei o desfile da grife de acessórios, Camila Klein. Também participei de conversas informais com estilistas do Núcleo Criativo de Barra do Piraí, Cris Silvares e Maria José Barbosa, além do Núcleo Criativo de Volta Redonda, onde as empreendedoras Cláudia e Rosângela, da "Soho Modas", apresentaram suas ideias. E ainda também, falei com a empresária Fernanda Cardoso, da "Zibba", marca de bolsas e acessórios, e com a jovem estilista Mariana Tauil, da "ONG Estilo Sustentável", conforme se confere abaixo:

O Desfile de Camila Klein:

Previsto para 16,30 o desfile começou com um pequeno atraso. As luzes da passarela refletiram sobre pálidas modelos trajadas de chemises brancas, como a neve, um brilho suave e cristalino. Desfilaram uma variedade de pulseiras, colares e brincos gigantescos, entre peças exóticas e mais comerciais. O destaque foi para exuberantes gravatas-jóias em tamanho natural.
(Desfile de Camila Klein)


Núcleo Criativo de Barra do Piraí:

No momento da visita ao Núcleo Criativo de Barra do Piraí, encontravam-se presentes a veterana Chris Silvares, dona da marca de camisaria feminina de mesmo nome e a então estreante neste evento, a Maria José Barbosa, da "Zezé Modas" 

Chris Silvares já em sua 7ª participação, trabalha com detalhes criativos e artesanais que conferem um toque romântico e retro à camisas femininas. Entre estes, destaca-se o aplique de fuxico em golas e punhos. Chris destaca como importância do Fashion Business a divulgação e projeção da marca e consequente influência no aumento das vendas.

Já para a estreante Maria José Barbosa, da “Zezé Modas”, iniciar na feira traz novas expectativas para o futuro de seu negócio. Ela também explora seu talento criativo para criar peças femininas exclusivas, com detalhes românticos e artesanais. E segundo a mesma, seu diferencial também está no preço acessível.
(Diretoria da CDL (centro) e Chris Silvares - Núcleo Ciativo de Barra do Piraí)
(Zezé Modas - Núcleo Criativo de Barra do Piraí)


Núcleo Criativo de Volta Redonda:

Durante a visitação ao stand do Núcleo Criativo de Volta Redonda encontravam-se as empresárias Cláudia e Rosângela, da "Soho Modas", que trabalham com tecidos planos e malhas. Este foi o 5º evento da marca, porém antes ela fazia parte do Núcleo de Niterói. As criações são direcionadas ao público feminino de perfil romântico e acima de 25 anos. Como característica das peças o “cocktail dress” em tamanhos que vão de nº 38 à 46.
(Soho Modas - Núcleo Criativo de Volta Redonda)


Zibba Acessórios Aposta em Bolsas Assinadas por Alice Tapajós:

Fernanda Cardoso é a empresária, dona da Zibba Acessórios, cuja loja se localiza no Shopping Leblon. Segundo Fernanda, a estilista da grife é a famosa Alice Tapajós, que tem passagem marcante pela Europa e Japão, e que já foi premiada em New York.

Como tendência, as apostas da Zibba são em detalhes de ferragens sobre cores verde e vermelho, escuros, e tonalidades terrosas. E a Píton foi escolha para a estamparia de algumas bolsas. Quando questionada sobre tantos eventos no Rio de Janeiro na mesma temporada, Fernanda diz que, por um lado é bom para o turista estrangeiro encontrar na mesma temporada três eventos de moda no Rio de Janeiro, como o Fashion Rio, o Fashion Business e o Rio-à-Porter, logo depois seguidos de São Paulo Fashion Week; mas ela considera que, por outro lado há certa competitividade entre os eventos, o que pode causar dispersões de público.
(Fernanda  Cardoso - Zibba)


ONG Estilo Sustentável:

Coordenada pela jovem estilista Mariana Tauil (Diretora Geral do Projeto Estilo Sustentável), e com assessoria de Laurem Marques e sua equipe, a "ONG Estilo Sustentável" desenvolve um projeto de qualificação profissional e geração de emprego e renda junto a mulheres de comunidades carentes de Niterói, onde reutilizam 100% de resíduos de uma indústria de persianas que gera 400 kg. de sobras de matéria prima, segundo Mariana. Com este material são confeccionados carteiras, ecobags e outros acessórios. Muitas peças são trabalhadas com detalhes em crochê, chatons e outros. E por lá a criatividade anda solta, pois as sobras de voil de cortinas podem virar maxicolares, ou até mesmo um vestido com um top tomara-que-caia de filtro de papel para café, preso a uma saia com “sobressaia” de garrafa pet (foto abaixo).
(Mariana Tauil - ao lado do manequim com o vestido conceitual - e Laurem Marques com a ecobag de persiana, com a qual fui gentilmente presenteada e adorei!)

Finalizando, o Senac Rio Fashion Business é uma atraente e disputada vitrina de moda e negócios que não destaca uma determinada tendência. Uma das características do evento, para Outono/Inverno 2012, parece ser a junção de múltiplas referências de moda e acessórios para atender às diversidades de estilo.

Limara Lis
V-Vitrine