Mulheres Maduras e da Terceira Idade, Podem Usar Vermelho?!

 Hoje eu recebi este recadinho de uma leitora, da qual não vou publicar o nome, mas um trecho do assunto e parte da resposta:

 "Tenho 73 anos... gosto de roupas vermelhas mas acho muito "perua" para minha idade; estou certa ou errada? devo ou não usar a cor vermelha? grata pela oportunidade de contato."

Olá, querida leitora!

 "Eu acho que mesmo sendo chamativo, pode-se usar vermelho em qualquer idade. Só depende do estilo e do estado de espírito de cada pessoa.

 Para não ficar "perua" como você mesma disse, o jeito é equilibrar na dose, e combinar com acessórios neutros como diversos beges, cáquis, preto - ou marinho - branco, cinza e etc.

(Foto: reprodução - Presidente Dilma e seu elegante tubinho vermelho de "manga tulipa".)

 Um tubinho vermelho, por exemplo, como a nossa presidente Dilma usou recentemente (época da visita de Obama ao Brasil) é simples e só a cor se destaca. Então um dos segredos para usar vermelho é a simplicidade do modelo. (Comprimento na altura dos joelhos e decotes discretos. E para quem tem pouco busto os decotes arredondados, mais altos. Para muito busto o decote em "V", por exemplo, que pode ser  mais raso.)

 Eu acho que os tons mais "fechados" de vermelho são mais interessantes. E se você usar esta cor só numa blusa, com calças e saias mais discretos. E (ou) em poucos acessórios de cada vez - como uma bolsa, ou um colar, por exemplo - e com roupas neutras; pode ficar elegante. Prefira maquiagem leve, pois geralmente deixa a aparência mais jovial.

Parabéns pela autoestima - exemplo para todas - e obrigada por participar!

Um grande abraço!"

"Conversa vai, curiosidade vem!"...

Color Block: Overdose de Cor!

" Há algum tempo, vestir-se com várias peças - "tudo junto e misturado" - de cores diferentes, puras e vibrantes, criando forte contraste entre si podia ser considerado no mínimo, cafona."

 Depois, criticado ou não, o "color block" passou pela moda em outras décadas (anos 70)... Voltou no verão 2010 e ainda fica como atual tendência neste inverno 2011. Ao pé da letra: "bloco de cores".

 Estas cores podem estar em peças separadas formando o conjunto. Ou em detalhes, onde aparecem numa mesma peça de roupa. Neste caso, são: listras, recortes horizontais, verticais, geométricos ou detalhes como barrados e etc. 
 É alegre, vibrante, ousado e jovial... (Se as cores interferem no estado de espírito, estas combinações de tons tiram qualquer um da depressão!!!)
 
 O excesso de cores puras e saturadas - e várias ao mesmo tempo - em contraste gritante entre si, é a fórmula básica - ou nada básica - desta tendência de moda. Para fazer parceria com estas tonalidades, o pretinho é o toque neutro que dá uma certa sofisticação. E para amenizar este "grito de moda", acessórios neutros. 

 E quem foi que disse que os acessórios também não seguem a mesma tendência? E podem ser uma opção para quem quer seguir a moda sem ficar "over"... Se é que é possível! O jeito é usá-los com trajes neutros. Ou seja, roupas em "bloco de cor "com acessórios neutros, e vice versa. 
"Mas nada impede que você coloque as cores - desvairadamente - da cabeça aos pés!!! (Risos.)"
(Reprodução / seriado Ugly Betty - Look "tudo junto e misturado" / Personagem vista como de mal gosto ao se vestir)
 Acho que esse assunto ainda vai "dar pano pra manga"!...

(Fotos: Reprodução)

Limara Lis
V-Vitrine

Vestidos de Formatura: Longos Inesquecíveis!

 Os longos ainda são os mais procurados para formaturas, apesar de outros comprimentos de vestido se tornarem muito presentes neste tipo de festa. Os longos são glamourosos e contribuem para tornar o momento especial e inesquecível.

 Entre os modelos, os clássico tomara que caia costuma marcar presença. Para as mais modernas, os assimétricos como o modelo de um só ombro, com ou sem manga, são muito elegantes. Para as formandas mais discretas e que usam mangas, a transparência dá um toque sutil de sensualidade e refinamento. 

 Os tecidos são nobres e podem ser fluídos ou e estruturados, conforme o caimento adequado para o modelo. O brilho "pode desfilar" com segurança, já que o horário da festa permite. A renda continua, pois caiu no gosto das mais românticas. Drapeados, fendas, decotes, barras que terminam em cauda, e outros detalhes, fazem o charme dos vestidos. Quanto ao melhor modelo, é sempre aquele que se adapta o seu estilo pessoal e que valoriza o seu tipo físico. E, em relação às cores não há restrições, apenas o bom senso na escolha da tonalidade que lhe cai bem.

 Os trajes para esta ocasião costumam ser definidos como "Habillé ou Black Tie", e se destacam por suas características requintadas e elegantes.

Inspire-se e fique inesquecivelmente deslumbrante!

(Fotos: Reprodução)

Limara Lis
V-Vitrine

Novidades do V-Vitrine por E-mail...

Olá, V-Vitrinets!

Que tal, toda vez que o V-Vitrine publicar um conteúdo você receber as novidades por email? Então, para  saber quais as notícias que estão no blog, é só se inscrever: Digite seu email no "cadastro" da lateral do blog e siga as etapas solicitadas. Depois você recebe um email de confirmação com as instruções para validar o cadastro. (Todas as etapas são muito fáceis, e fundamentais para completar a sua inscrição.)

Após a confirmação, é só aguardar a novidades e vir correndo conferí-las no blog.

Limara Lis
V-Vitrine

Corte Chanel para Fios Lisos: Os Curtos de Sandy

Como mostrei duas musas inspiradoras para quem gosta do corte Chanel, em versão cacheados e crespos,  e para não ficar em falta com as leitoras de cabelos lisos - ou que são adeptas de chapinhas, escovas e afins -  escolhi uma musa que não teve medo da tesoura e radicalizou!...

Então, uma "espiadinha básica" no balanço dos cabelos curtos da cantora Sandy, em versão Chanel... (Ah! E quem esquece a ex dupla "Sandy e Júnior"?!)

Antes...
(Reprodução / Quem não lembra do "cabelão"?!)

Depois...

Morena ou loira?!
(Reprodução / E após mais um certo tempo... Sandy, loura em corte Chanel desfiado)

E você, aí?...  Também vai "se jogar" no corte Chanel?!


Limara Lis
V-Vitrine

Vermelha é a calça da vez!

 Vermelha, justinha (tipo skinny) e mais curta, na altura do tornozelo: Esta é nova calça "queridinha" entre fashionistas e afins. Parece que vai "virar febre" na temporada fria. Em couro ou sarja são as mais estilosas. Usada com tons neutros e sóbrios como preto, branco, cinza e fazendo par com a atual cor camelo, como também com camisas jeans, por exemplo.



 O vermelho é uma cor que não tem escapatória: é "cheguei" por natureza! Para usar a calça é preciso cuidado com as formas, pois vai chamar a atenção, mesmo! Para as magrinhas é perfeito! E se o quadril, coxas e glúteos  são volumosos é melhor evitar. Blusas e casacos compridos são grandes aliados.

 Para as mulheres maduras e (ou) clássicas e antenadas, a calça pantalona ou modelagem  reta  de alfaiataria podem ser alternativas elegantes para um jantar, coquetel ou outro momento especial. Maitê Proença é a musa inspiradora com a calça vermelha e a jaqueta de couro preta.

Vermelho é uma cor passional: se ama, ou se detesta! 

 Em excesso a cor é cansativa e até agressiva. Usada de forma inadequada pode ser vulgar. E justamente por não ser uma cor nada básica, esta calça certamente ficará mais tempo no armário que outras de cores mais frias, sóbrias e neutras... Você pode usar blue jeans ou calça preta, por exemplo, com muita frequência durante o mês - mudando só a blusa e acessórios - sem se cansar. Porém, com a calça vermelha isto é quase impossível.

(Fotos: Reproduções)

Limara Lis
V-Vitrine

Chanel para Crespos: "De olho" em Juliana Alves

 Como eu falei sobre o Chanel para os cacheados de Camila Pitanga, em quem me inspirei para os meus próprios cachos, também não podia deixar de me lembrar do mesmo corte Chanel, para os cabelos crespos (afro). E a musa inspiradora da vez é a Juliana Alves, que representou a personagem Clotilde em Ti-ti-ti, novela que já acabou.

 Não sou especialista na área, então só mostro algumas inspirações - "achados de beleza" - que acho interessantes, e que podem deixar as leitoras ainda mais belas.

Para assumir com muita personalidade os fios "afro", eu achei super chique! E você? 


Limara Lis
V-Vitrine

Corte Chanel nos Cacheados: Camila Pitanga Inspira!

 Os cabelos curtos vieram com tudo no verão e o corte Chanel foi um sucesso entre as cabeleiras, tanto lisas, quanto cacheadas e crespas. É um estilo clássico, e sempre chique, que veio mais rebelde e estiloso, com camadas desfiadas e "bagunçadas".






 Que Camila Pitanga aderiu ao corte e "tosou" a cabeleira para fazer a novela Passione, é notícia muito antiga.  A notícia nova - que não vou mostrar aqui, nem contar pra ninguém - é que eu, Limara, recentemente cortei os meus cachos inspirada em Camila Pitanga! (Risos!)"

 Liberdade total para quem gosta de assumir a naturalidade dos cachos, pois não requer chapinha nem secador de cabelo. Para quem precisa domar o volume, existem vários produtos de ótima qualidade e de fácil aplicação em lojas de cosméticos, farmácias e etc...

  Para quem "não se liga na força de Sansão", garanto que este corte é muito prático e elegante!

Limara Lis
V-Vitrine

Cor camelo no inverno - Novo/velho bege?!

"Assim como a vida, a moda precisa reinventar-se a cada estação!" (Ouvi em algum lugar e desconheço o autor)

 No verão inventaram o nude: beges, cremes, tons pastel rosados, amarelados, branco  off white, "cor de pele"... "E todo bege, ficou nude!"... No inverno, a cor reinventada (que não é novidade) é o tom camelo: cor de mel, caramelo, areia, marrom claro amarelado, marrom avermelhado/dourado, canela dourado, e outros... Tudo que podia ser chamado de "bege", agora "virou camelo"!... Pelo menos é assim, que eu vejo.
(Foto: Reprodução/Montagem)
(Foto: Reprodução)

 Segundo os estilistas e conforme se viu nos grandes desfiles de moda, o camelo é a cor "hit" da temporada mais fria. E não vem não só em casacos, mas em roupas variadas, além de acessórios como sapatos, cintos, bolsas e etc. Assim como o bege, combina com todas as cores. Entre as várias tonalidades, uma delas pode combinar com você!

Limara Lis
V-Vitrine

Dicas de Moda/Gestante - 9 Meses Bem Vestida!

Para atender a pedidos de futuras mamães, já publiquei sobre calça jeans com cós especial, e, também sobre vestido de festa com corte império.

Agora, encontrei este vídeo com dicas muito interessantes de Gustavo Sarti para as grávidas, que vou compartilhar aqui no V-Vitrine. São sugestões práticas, confortáveis e charmosas que podem inspirar as futuras mamães durante os nove meses de gestação, na hora de se vestir com elegância e dentro de algumas tendências de moda.



As sugestões são para o dia a dia, trabalho, passeio e festa. E Gustavo fala sobre o corte império, que como eu lhes disse, já falei aqui. Explica sobre a tal calça jeans com nome feio "barrigueira" (cós com elasticidade que publiquei aqui). Mostra a camisa branca ( novamente com modelagem império) e a calça com ajustes de botão na cintura para acompanhar toda a gestação. E o legging com bata...  O clássico chemisier... E ainda revela tecidos mais confortáveis; o uso da estampa de oncinha, já considerada como clássica; e outros...

Dica Extra:  Evite malha fina pois marca o corpo. Tecidos leves devem ser forrados e em modelos não muito "colados". São mais favoráveis para disfarçar certos volumes os tecidos levemente estruturados.
Foto/Reprodução - Montagem para mostrar um look de malha para não se usar!...  E um look de chemisier para "arrasar"!

Sobre a barriga de fora para gestantes, eu também já havia opinado aqui e concordo com Gustavo Sarti: Só na praia!!!

Gostaram das dicas?

Limara Lis
V-Vitrine

Vestido de Festa para Grávidas - "Busto em Alta"

 Enquanto o corpo da futura mamãe ganha novas formas, gradativamente vai surgindo a necessidade de mudanças no vestuário. Nem sempre é fácil encontrar a roupa adequada, que atenda aos diferentes estilos e perfis de gestantes. E tratando-se de moda festa pode ser mais complicado, por isso uma boa costureira costuma entrar em cena na vida de muitas destas mulheres.

 Um modelo visto com muita frequência nas futuras mamães é o vestido com recorte abaixo do busto. Esta modelagem valoriza os seios - que ganham mais volume nesta fase de mudanças hormonais - e também deixa a silhueta mais harmoniosa, pois abaixo da pala geralmente descem franzidos que abrem roda para saias evasês.


Decotes geralmente em "V", mais discretos ou um só pouquinho mais profundos. Alças largas são melhores pois dão maior sustentação... Até as celebridades adoram! Inspire-se! (Fotos / Reprodução)

 Por experiência própria, conforto é fundamental para a elegância principalmente na gestação, que pede calçados adequados e mais baixos. E deve-se evitar o salto alto porque este muda o ponto de equilíbrio do corpo, e, o mesmo já acontece durante a gravidez pois o peso e a projeção da barriga alteram o equilíbrio da coluna vertebral.

 "A modelagem dos vestidos para gestantes é diferenciada. Entre outras partes, geralmente a barra é estrategicamente elaborada - mais comprida e arredondada na parte frontal - para equilibrar o comprimento; pois o volume da barriga faz subir essa região dando a ideia de ser mais curto na frente, quando o objetivo não é este. (Truque de modelagem que também pode ser usado para mulheres "não grávidas" mas com abdômen muito saliente. Para gestantes, também há uma técnica que altera a curvatura e faz aumentos na parte da saia, mas junto ao recorte do busto... Mas isto é assunto futuro, para o Alinhavos de Moda.)"

Felicidades para todas!

Limara Lis
V-Vitrine

Vestidos longos de festa - Um luxo de inspiração!

Para simplesmente sonhar...

Ou inspirar-se na escolha do vestido a ser usado em elegantes festas noturnas, os longos em tecidos nobres e de fino acabamento em alta costura de Elie Saab / 2011. As cores abaixo, são clássicas e sempre presentes no outono/inverno. A cintura é marcada e deixa as curvas em evidência. Nada mais feminino e sensual, que fendas sutis revelando as pernas em vestidos longos, de manga comprida e decotes discretos. E nada mais sedutor, que tornear as curvas sem mostrar muita pele!


Preto, cinza, vermelho e vinho são cores que valorizam a maioria das mulheres. Eu adoro! E você?

"Mas, não posso negar que o vermelho e o vinho são minhas favoritas!"

Limara Lis
V-Vitrine

Henna em Creme: Tonalizante Natural / Sem Química



 A sensibilidade a certos produtos químicos que existem em cosméticos, não incomoda só à mim, mas à muita gente que também é alérgica. Então desta vez as questões estão "à flor da pele", ou melhor, "por um fio"!... Nem preciso dizer que por isso, tive que radicalizar: Não uso químicas poderosas no cabelo, mantenho os cachos naturais e a tonalidade o mais natural possível, também...  

 E assim,  eu disse "adeus" à chapinha, secadores de cabelo e etc. Também, como não uso produtos com amônia, e insatisfeita alguns tonalizantes, cheguei então ao uso - experimental - da Henna em creme, que já vem pronta para ser utilizada. (Desta marca abaixo).

 Estas são as cores apresentadas pelo produto. Escolhi o preto porque meu cabelo é escuro. O efeito em minhas mechas é de uma discreta tonalidade acobreada, onde os fios perderam a melanina natural. Bem, falando assim parece mais chique, mas a frase "menos mágica" é: Onde os fios estão brancos, ganhei luzes naturais e acobreadas!


Como tenho poucos fios "sem melanina" e ondulações leves e naturais, que são controláveis, fica tudo "embaralhado" - no bom sentido - e é possível disfarçar muito bem. Ou seja, discreto e natural, do jeito que eu prefiro!

Mas, apesar da Henna ser considerada um produto natural e sem adição de químicas, gera polêmica quanto ao seu efeito sobre diferentes características de fios. Para entender melhor como se usa e como age a Henna sobre os cabelos, há  esta página com mais informações.

Como ainda estou na quinta aplicação do produto, só o tempo vai dizer quais as consequências mais significativas.

 Alguém já usou? E o que achou dos resultados?

Atualizando: 
Usei bastante: por mais ou menos um ano! E no início ia tudo bem, mas, após certo tempo o cabelo ficou extremamente ressecado e acobreado demais para o meu gosto!... (Mas há quem use por muito tempo e continue muito bem com o produto... Cada caso é único!)

Como nada é definitivo, voltei para o tonalizante que parece ser o mais indicado para o meu caso.



Limara Lis
V-Vitrine

H2O no Toucador...


Para variar, quando a crise olfativa está em recesso temporário, minha ousadia é um toque de H2O da L'Acqua di Fiori. Já é um clássico da marca, por ser favorito de muitos consumidores. Tem suavidade é agradável e melhor ainda: não é doce!
(Charme e "ecosofisticação" na embalagem.)

H2O 4XY - 100 ml. : "Top cítrico" numa combinação de grapefruit, lima e mandarina, com toques verdes de gálbano e gerânio. Notas frutais "ozone" se unem ao "fundo" de carvalho e musk. (Preço atual R$ 75,90).

Especialmente para quem tem crises alérgicas, como eu, pode ser o máximo do requinte em matéria de perfumaria! (Aplico de uma forma muito pessoal: um pouquinho na linha da cintura, atrás dos joelhos e um pouquinho no antebraço.)

Essencial em meu toucador, para "momentos possíveis" e especiais!

Limara Lis
V-Vitrine

Água de Cheiro Extra Suave...


 Infelizmente esta não é a primeira vez que comento sobre as minhas alergias a certos produtos de higiene e beleza. Por isso, tive que eliminar da minha lista alguns ítens de perfumaria, certos filtros solares - até tonalizantes de cabelo; já que nunca usei tintura com amônia - determinados esmaltes e também produtos de maquiagem... Nem vou entrar em detalhes, por enquanto!

 E como os perfumes marcantes não podem (Atchim!!!) me acompanhar, comprei experimentalmente uma Água de Cheiro, que é extra suave e cujo nome é Clara. (Para fazer jus ao nome, também é de uma tonalidade bem mais clara que mostrada na foto.)

(Vende no site e nas lojas da "Água de Cheiro" - preço atual R$ 42,90 - volume: 250 ml.)

Por enquanto estamos em harmonia: Eu / Limara e Clara / fragrância...  

 Clara - Água de Cheiro - tem um aroma refrescante (Floral/Musk) que é composto por notas verdes, alavandadas e amadeiradas. Não é doce e é extremamente suave; portanto se você gosta de aromas intensos, talvez este não seja um produto que vá conquistar a sua preferência. Mas, certamente será um grande favorito para casos de sensibilidade olfativa.

 Como é suave, pode ser usado no corpo inteiro. Mesmo assim, eu só uso longe do pesçoço e do rosto. (Risos!)

Limara Lis
V-Vitrine

"Dia Internacional da Mulher"!!!

Olá, V-Vitrinets Queridas!
(Foto: Reprodução / Montagem - Eu, Limara, centro abaixo)

 Bem, nós mulheres sabemos que a gente sempre está intensamente presente em todos os momentos, por isso - seja lá como for - já está extraoficialmente decretado: "Todo Dia é Nosso"!!!

 Porém, como foi estipulado que 08 de Março seria uma data especial para - mais uma vez - sermos lembradas: Quero parabenizar à todas vocês mulheres, leitoras de todas as idades, estilos de vida, filosofias, classes sociais, profissões, nacionalidades e etc... "Que continuem acreditando que viver é uma grande dádiva. E que seus mais íntimos e felizes ideais sejam o primeiro passo para - cada uma criar ao seu estilo - a tão sonhada realidade!"

Um carinhoso abraço,

Limara Lis
V-Vitrine