"Uhu" Foz do Iguaçu!

 Voltei de um passeio ecológico e cultural; uma aventura "i-nes-que-cí-vel"... Mas, eu e minha filha não viemos sós, como o previsto, pois estávamos acompanhadas por "iradas" araras, azul e vermelha - mascotes de pelúcia - de matar de inveja até o famoso e falante "Louro José"! (papagaio da Ana Maria Braga, no Programa Mais Você.)  

 As simpáticas avezinhas foram adquiridas em Foz do Iguaçu, na loja de souvenir do imperdível Parque das Aves.
 

 Na ida e na volta, para tentar amenizar o medo (quase pânico) de avião, "segurei nas mãos de Luís Fernando Veríssimo", ou melhor, levei nas mãos as inteligentes crônicas do livro Comédias Brasileiras de Verão, deste querido autor.

 Pessoas de diversas culturas e de todas as partes do mundo, seguem para o sul deste nosso Brasil com o mesmo interesse de conhecer uma das "Sete Maravilhas da Natureza": As Cataratas do Iguaçu (no Parque  Nacional de Foz do Iguaçu). Também faz parte do roteiro, ver de perto uma das "Sete Maravilhas do Mundo Moderno": A poderosa usina, Itaipu Binacional. (Inclusão na lista das sete maravilhas do mundo moderno, em 1995, feita pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis (Asce) para a revista “Popular Mechanics”, dos Estados Unidos.)

 E eu, brasileiríssima que sou, entrei de corpo e alma nesse paraíso: Entre outros, passei pela Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, e circulei pela tão falada Ciudad del Este; ou Cidade do Leste, em português. (Grande point de compras de produtos importados e etc.)...  E já que eu estava por lá, atravessei também a aduana e fui pisar em terras da Argentina; mais precisamente, fui de encontro à  todas as "tentações" do Duty Free Shop Puerto Iguazú.
 

 Uma programação marcante do tour, que não fazia parte do meu pacote de turismo à Foz do Iguaçu, foi o divertido jantar cultural com apresentação de dança e música latino-americana típicas de 7 países, no Rafain Churrascaria Show: Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, México, Argentina, e com muita ginga, o Brasil encerrando a noite.

 Foz do Iguaçu é um lugar privilegiado não só pelas maravilhosas quedas d'água, como também pela fauna e pela flora. Um lugar eclético, de mentes criativas e produtivas, que une diversidades culturais, e, que traduz com sensibilidade todas as expressões humanas, mostrando que, independente de nossas crenças, de nossa comunicação verbal e de tudo, somos todos iguais perante a força e a grandiosidade da natureza!

Limara Lis
V-Vitrine