Cabelos, fios, pontas e cuidados de beleza...



 Para você querida leitora, que deixou recadinho na lateral do blog em "Dúvidas de Moda e Beleza" contando ter o cabelo crespo e ressecado nas pontas, e, que gostaria de saber sobre produtos para tratamento deste problema...


Hum... Quisera a gente poder dizer que este produto existe!...


Mas não é de todo ruim a nossa resposta, pois "ponta" é "ponta" e nunca vai deixar de ser "ponta". Portanto deve se tratar com carinho dela, e uma das maneiras é cortar as madeixas sempre com uma tesoura profissional e com fio bem afiado. É um mandamento mortal: “nunca cortarás com tesoura de papel ou de costura”.

Se pudéssemos ver um fio de cabelo a olho nu perceberíamos a presença de três partes:

  • Cutículas: Escamas externas tendo de 3 a 15 camadas cada fio.

  • Córtex: Onde se encontram as pontes de enxofre, pontes de hidrogênio e outras partes ligadas pelo cimento intercelular.

  • Medula: O núcleo do cabelo que não está presente em todos os tipos de cabelo e não se sabe aa importância dela e nem para que serve.

"Não queremos complicar o entendimento. Mas de fato queremos tornar tudo mais fácil para você. Estamos falando de coisas tão pequenas e frágeis que nem podemos imaginar, se não conhecer a fundo."

Então a partir de agora veremos como cuidar deles: Seus cabelos vão estar muito melhor quando você os tratar com os cuidados que toda sua fragilidade exige, enfim, cada gesto de mão, cada passar de pentes, cada prendedor atravessado nele, etc.

Tudo que você fizer daí pra frente vai ajudar na saúde das suas pontas. E então com tesouras de qualidade e bem afiadas você vai decepar de uma vez cada fio, enquanto uma tesoura ruim e/ou não feita para esta finalidade vai mascar as pontas dos seus cabelos fazendo o surgimento de pontas duplas e geração de energia estática que vai promover a escamação de cutículas e perda de aminoácidos, causando visivelmente pontas eriçadas, no popular "cabelo que grita feito uma cuíca de carnaval".

Portanto a primeira dica: O que pode ajudar bastante é usar alguns fluídos, ou pomadas, ou mesmo creme de pentear, ou ativador de cachos, desde que sempre com filtro solar.

Uma outra dica bacana é ter sempre no banheiro uma máscara de hidratação. Como o cabelo é protegido por cutículas podemos lavar com água quente com intuito de “abrir” as cutículas. Mas gente, as cutículas não vão estar abertas e sim, maleáveis para aplicação da máscara. Lave a cabeça duas vezes com shampoo e retire o excesso de água com a toalha e depois aplique a máscara de hidratação e prossiga com o seu banho normal. Quando terminar o banho enxágüe e tá pronto. Tudo que você fez foi aproveitar seu banheiro que virou um vaporizador de salão, aquecido com o calor do chuveiro.



Mas isso não vai salvar a sua vida. Hidratação é uma coisa que nós incentivamos a fazer somente em casa, financeiramente vai ser melhor para vocês, já que hoje em dia os produtos de manutenção estão cada vez melhores. Agora, uma vez por mês é legal procurar um profissional para fazer uma Reconstrução Capilar. Aí sim, terá um cabelo saudável, com balanço e com ressecamento de ponta amenizado!

E não fique triste: Todo mundo tem pontas que exigem cuidados.


Heverton Pires e Jorge Pamplona

Beijos e até a próxima.

(Fotos: Reprodução)


Hair-stylists do Studium Capelli Beleza & Arte
www.studiumcapelli.blogspot.com