Surpreenda o cliente - Vitrine de Natal


O mês de dezembro está chegando e as expectativas de lojistas e consumidores estão cada vez mais aguçadas pela chegada do Natal. Tem gente querendo vender e gente querendo presentear. Seja para uma lembrancinha ou um presentão para os amigos, como manda a tradição, ou ainda para si mesmo; todo mundo vai passar numa loja ou num shopping. Como se trata da maior data festiva do calendário e da maior oportunidade de vendas, a preocupação com a decoração da loja e sua vitrine devem ser redobradas nesta época.



Segundo Patrícia Rodrigues, do Portal Joia - Br (http://www.joiabr.com.br/vitrina/artvit1005.html) a eficência das vitrines natalinas está no elemento surpresa. Patrícia sugere que o consumidor tem grande memória e aquela historia de reaproveitar o material do ano passado é deprimente. E não há como fazer uma bela vitrina sem investimento. Para ela não precisa ser tão evidente na mensagem e colocar o Papai Noel para dizer que a data chegou. As estratégias mais criativas são mais encatadoras.

As vitrines cênicas usadas em shoppings são as mais atrativas e fazem destes espaços um ponto de compra e lazer. Poderiam fazer parte da cultura das lojas no Brasil, como ela sugere, tornando os pontos comerciais em geral, além dos shoppings, lugares para um passeio.

Já o Vitrine Allegra (http://vetrinaallegra.zip.net/) é à favor da reciclagem. Segundo eles uma vitrine interessante não é sinônimo de vitrine luxuosa ou de alto custo:

"Uma das tendências que está muito em voga é a do consumo consciente, da sustentabilidade, da responsabilidade ecológica e social. Todos estão pensando em como melhorar o meio ambiente e a situação social daqueles que são menos favorecidos. Nesse tópico o uso de material reciclável vem bem a calhar nas decorações de vitrines porque pontuam não somente o lado ecológico/social, mas também incentivam a criatividade, a originalidade, o reaproveitamento de materiais, e principalmente, a um custo reduzido. Pense em quanto material de natais passados nós guardamos? E porque não customizar, reciclar o velho, atualizar o que se tem, e criar enfeites fantásticos que podem chamar muito a atenção?"

Quanto a cor, os tradicionais vermelho, dourado, prata e verde continuam. No ano passado a tendência foi azul e prata... O branco e prata também é uma opção elegante.

"Lembrei-me de uma dica bem simples de uma amiga, que certa vez usou em sua loja de acessórios e bijoux, um pinheiro natural enfeitado com: bijuterias!"

Pesquise, observe e traduza o "Sonho de Natal" para a sua vitrine!

Limara Lis
V Vitrine