Homens - Moda casual no trabalho

Vamos dar sequência às dicas de moda masculina no trabalho, pelas sugestões de Ricardo Oliveros/UOL, que neste caso é para o ambiente informal:

Alguns ambientes de trabalho são mais casuais e não exigem o uso de costume. E há outros que adotam o "casual friday" ("sexta-feira casual"), dia em que a roupa dos funcionários é "liberada".

Lembra o Ricardo, que a roupa casual usada no escritório não é a mesma que você veste em finais de semana ou em tempo livre, fora da empresa. E, menos ainda, aquela camisa do time ou a roupa "largadona" usada para ficar jogado no sofá de casa.

Confira sempre em sua agenda se há um compromisso mais formal no dia.

Sua empresa pode ter abolido o terno e a gravata, explica ele, mas outras não. Para uma reunião importante, ou se vai receber ou ser recebido por pessoas em trajes formais; acerte ao corresponder no traje.

Ricardo acrescenta que a palavra chave é discrição.

Combinações clássicas em azul marinho, cinza, cáqui e branco, geralmente não têm erro. "Seu trabalho permite o uso de jeans e camisa pólo?" Use com cautela, prestando atenção ao grau de despojamento adequado para a ocasião.

Durante a semana, pode repetir certas roupas como calças, jaquetas e blazers...

O importante é saber combinar estas peças de diferentes formas. Se você usar uma calça azul marinho com camisa branca na segunda, pode repetir a calça na quinta-feira com outra camisa, que pode ser xadrez, por exemplo.


Com destaque na praticidade, Ricardo sugere que para uma semana de trabalho, no mínimo você deve ter:


3 calças
Calças de alfaiataria, em sarja, gabardine ou lã tropical, são ideais para o nosso clima, em cores como azul marinho, cáqui e cinza.

1 calça jeans
Prefira no ambiente de trabalho cortes tradicionais, retos, como o "five pockets", e evite modelagens ousadas e muito justas. Use os jeans sempre na altura da cintura (nada de puxar a calça para baixo e deixar uma faixa de cueca aparecendo). Prefira os tons mais escuros e não use nunca as lavagens "criativas", como os famosos "bigodes de gato", e os rasgos.

5 camisas
Elas podem ser de algodão, de manga comprida para o inverno e manga curta para o verão. Branco e azul claro são cores práticas e fáceis de combinar. Listras e xadrez são ótimas escolhas.

2 jaquetas
Uma de couro, para o inverno, uma de gabardine para o verão, em tons de de marrom e cáqui.

1 costume
Se pretende ter apenas um, aposte no clássico azul-marinho. Lembre-se que o paletó azul marinho pode ser usado como blazer com calças em outros tons, como cáqui, bege, cinza e mesmo com calça jeans.

1 par de sapatos preto, 1 par marrom
Nos ambientes casuais, pode investir em modelos de sapato mocassim (sem amarras). Use tênis somente em situações que não exijam nenhum grau de formalidade.

6 meias
Pretas e marrons, vale aqui a mesma regra utilizada para a roupa formal: combine as meias sempre com os sapatos.

3 camisas tipo pólo
Tenha duas mais sóbrias (branco, azul, cinza, ou com listras) e uma mais alegre (rosa, verde água ou outra cor clara).

2 gravatas
Se for limitar-se só a estas duas, invista nas listradas (regimentais), que são clássicas, principalmente se for em tons de azul.

3 cintos
Tenha um cinto de couro preto, um de couro marrom e um de lona, que pode ser cáqui ou verde militar. Eles ajudam a variar a produção.

1 bolsa de tipo carteiro
Mochilas podem ser usadas neste tipo de ambiente, porém as bolsas são mais elegantes. Evite as pochetes presas como cinto. Muito embora elas tenham aparecido aos montes em desfiles, não são nada elegantes.

7 cuecas (no mínimo)
Vale o que já foi dito anteriormente. Cuecas podem ser samba-canção ou slip, certas no corpo ou folgadas, o modelo preferido é uma questão de hábito e conforto. Escolha a que lhe dá mais segurança e deixa à vontade, mas procure evitar modelos justos demais, por uma questão de saúde.

1 malha de lã gola "v"
Prefira de cor neutra, como cinza, azul marinho, bege. Os cardigans (malhas de abotoar) são práticos, elegantes e estão na moda.

Relógio
Para ambientes menos formais, cronógrafos e modelos mais esportivos estão liberados, desde que com o alarme desligado.


"Estas dicas básicas de elegância sugerem que é possível trabalhar confortável e bem vestido em qualquer ambiente."


Fotos: reprodução