Homens - Elegância no trabalho formal

Apesar de maior identificação com a moda feminina, o V Vitrine vai falar de moda masculina em ambiente de trabalho formal...

Para isto, nada melhor do que a palavra de um homem:

Segundo uma pesquisa no Hora H, numa matéria de Ricardo Oliveros /UOL, sobre roupa de trabalho masculina, em ambientes formais não há alternativa: o uso do terno é mesmo o verdadeiro uniforme.

Segundo ele, se seu trabalho exige o uso de gravata, por incrível que pareça, sua vida é bem mais simples (pelo menos em termos de vestuário). Como o uniforme já está determinado pelas normas, as escolhas são poucas e baseiam-se na cor e padronagem dos costumes e na harmonia entre camisas e gravatas.

A sugestão de uma lista básica para este caso, segundo ele, pode ser resumida da seguinte forma:

3 costumes
"Costume" é o nome dado ao conjunto de paletó e calça social combinados (só se chama "terno" quando a composição inclui um colete). Um deve ser no clássico azul marinho; um em cinza médio; outro marrom ou num tom escuro com risca-de-giz. A vantagem dessas cores é são apropriadas tanto para o dia quanto para a noite, e também são adequadas para ocasiões mais formais como casamentos e festas.

5 camisas de manga comprida
O ideal é que sejam duas brancas, uma azul ou algum outro tom claro (rosa, por exemplo), uma listrada e uma de xadrez miúdo. Prefira camisas 100% algodão, pois esse material oferece mais conforto térmico ao nosso clima, geralmente quente. Evite as de tecido sintético, diz Ricardo.

5 gravatas
Elas fazem a diferença no visual. Tenha pelo menos duas listradas tradicionais, chamadas "regimentais"; uma com desenhos pequenos, de jacquard, e outras lisas. A largura preferida hoje é de 7 cm a 8,5 cm, ou seja, nem tão finas (para não ficar excessivamente "jovial") e nem muito larga (que "envelhece" o visual).

1 par de sapatos preto, 1 par de sapatos marrom
Dê preferência aos clássicos de amarrar que nunca saem de moda, como o modelo oxford (em que as abas do cadarço encostam na frente, presas embaixo) ou o derby (com as abas soltas). Diz Ricardo que os sapatos não precisam ser tinindo de novos. Quanto mais usados forem, mais elegantes podem ser, desde que bem engraxados e conservados.

3 pares de meias pretas e 3 marrons
As meias sempre combinam com os sapatos. (Não esqueça isso!)

1 cinto de couro preto e 1 marrom
Assim como as meias, os cintos sempre combinam com os sapatos. (Lembre-se disso!)

1 pasta de couro ou 1 bolsa de tipo carteiro.
Não use mochilas com roupas formais.

1 malha de lã gola "v"
Dê preferência para as cores neutras, como cinza, azul marinho ou bege.

7 cuecas (no mínimo)
Samba-canção ou slip, certa no corpo ou folgada. (A preferência da roupa íntima é uma questão de hábito e conforto). Escolha portanto a que ofereça mais segurança e conforto e evite modelos justos demais, por uma questão de saúde. Aconselha o Ricardo Oliveros.

Relógio
Falando em produção formal, evite usar relógios do tipo cronógrafo, com mostradores espalhafatosos. Prefira a elegância de modelos simples com pulseira de couro ou metal.

Prontinho para o trabalho?... Então, o que você achou das dicas?


Aguardem, pois na próxima é a moda masculina para trabalho informal...


Foto: reprodução