"O seu look é a sua vitrine"

Olá!

Hoje vamos falar de moda no ambiente de trabalho, com especial agradecimento a Corina, pela sugestão do tema. Ela é professora de Biologia e mora em Belo Horizonte. Também faz parte do Grupo V Vitrine, na Comunidade de Moda ByMK.

A Professora - Look confortável, prático e com peças românticas,
bem típicas de uma professorinha.
(Ilustração e comentário por Corina)

"Os nossos looks são como quadros em que deixamos as mensagens que queremos transparecer. Algumas profissões exigem um determinado vestuário"- Diz Corina, que também sugeriu o título da postagem.


"No trabalho você precisa ficar atenta, pois a roupa reflete uma imagem e ninguém quer passar uma ideia negativa de si mesmo."

Neste ambiente o que precisa estar em evidência é a postura profissional, onde a eficiência, a criatividade e algumas formalidades referentes à sua área de atuação são transmitidas através de suas atitudes e do seu vestuário.

Qual a melhor roupa?

Claro que o traje deve atender ao seu perfil profissional. Por exemplo: uma engenheira vai usar capacete e botina, então o adequado para ela pode ser uma camisa básica e um jeans reto escuro, de cintura mais alta. Uma professora precisa de uma roupa discreta, mas não precisa ser tão formal quanto de uma executiva, para a qual os terninhos e camisas sociais são mais indicados.

Em qualquer profissão, além da elegância e adequação do traje, o conforto é fundamental.

Lembre-se dos conceitos de cores:

Cores escuras como o preto, marinho, verde musgo, marron, cinza e vinho são muito usadas em terninhos por passarem uma ideia de seriedade. Assim como os tons de rosa, em excesso, podem transmitir uma certa imaturidade emocional. Entre outras, as cores agressivas e sensuais como o vermelho, também devem ser evitadas em espaços de trabalho formal.

A roupa formal não precisa ser sem graça!

Se você acha que trabalhar de terninhos é muito monótono e envelhece, faça-os ou compre-os em modelos variados, com detalhes modernos em lapelas, golas e bolsos. Acrescente um toque de cor e de charme com o uso de acessórios. Para isto tenha vários lenços, e echarpes, brincos, pulseiras e colares (elegantes e discretos) e cintos finos, por exemplo. Os calçados não precisam ser combinados com as bolsas, como sugere a moda atual.

Pense que salto alto não é sinônimo de elegância e até uma sapatilha de qualidade, com a ponta mais afinada e sem frufrus, pode ser usada com terninhos.


Uma pergunta de Corina: _"Você se veste para o trabalho ou o trabalho veste você?"


Limara Lis
V Vitrine