Perfil Primavera - Verão 2009/2010

O Caderno PERFIL - Inspirações e Tendências para o Design de Moda Primavera-Verão 2009/2010, produzido pelo SENAI traça os cinco principais perfis de consumidores.

Esta publicação é sempre aguardada pelos profissionais da área de moda, pois mostra o resultado de uma pesquisa realizada por especialistas de diversos estados. O Caderno aponta as principais Macro Tendências. Além disso traça também os 5 (cinco) principais perfis de consumidores, que seguem logo abaixo:

Contemporâneo
Vestidos secos e modelagem "ovo" com tecidos leves e maleáveis. Peças com modelagem básica em tecidos estruturados e empapelados. Destaque para efeitos como "dobraduras" nas peças. Na cartela de cores os esverdeados, azuis, tons clássicos e areia. No jeanswear, o denim bruto ganha espaço, bem como as calças boca de sino e o formato "pijama".


Esportivo
Vestidos esportivos e confortáveis com fechamento em zíper, e modelagem que cria falsas sobreposições. O Estilo Navy marca presença. A cartela de cores traz o coral, queimado, ocre, tons de azuis e amarelos. No jeanswear elementos como acabamento com ribanas, franzidos e amarrações trançadas são bastante explorados.

Irreverente
Escapismo, rebeldia, dualidade e surpresa. Padronagens e formas recorrentes são os poás, bolas, desenhos circulares e espiralados. No jeans o patchwork ganha espaço bem como a assimetria e as construções complexas que acabam por esculpir novos shapes.

Romântico
A aparência frágil cultuada como atitude. Dentre as peças mais recorrentes estão as calças estilo clochard, a combinação blazer e bermuda, blusas de laçarote e peças desenvolvidos pela técnica "moulage". Na cartela de cores, o rosa em tonalidades suaves, verdes, azuis e os tons de pele. A cintura é bastante marcada e o decote quadrado bastante explorado.

Sensual
Sensualidade controlada, provocada com elegância. Transparências, valorização das costas com decotes ou drapeados, vestido envelope e manga japonesa são alguns elementos que permeiam as coleções destinadas à este público. Na cartela de cores tonalidades suaves como bege, sépia, areia e off white contrastam com amarelos, rosas e laranjas intensos. O jeans pode vir bruto, de cintura alta ou com fechamento ousado na braguilha.

"Em qual destes perfis você se enquadra?"

Foto: Reprodução
Fonte: Alguns trechos do Guia Jeanswear