Batom - Uma antiga vaidade

Pesquisando sobre maquiagem, especificamente sobre batons, descobri que colorir os lábios é um hábito feminino muito antigo, que vem desde os remotos tempos de Cleópatra! Por volta de 5.000 a.C, por exemplo os pigmentos vermelhos já eram aplicados nos lábios. Porém, em bastão, como hoje o conhecemos, completou 125 anos de existência em 2008. Portanto, agora o batom já tem por volta de 126 anos.

Os mais usados são os clássicos Vermelho e Rosa. Atualmente os básicos Cor de Boca e Nude. Para todos eles existem várias nuances. Algumas delas são perfeitas para você!


O batom "Vermelho" é o maior clássico da história deste produto. Segundo maquiadores, fica bem em todas as mulheres e vem em várias tonalidades. Dos mais alaranjados aos carmins. Escolha um que combine com a sua pele. Ao usar vermelho nos lábios, use make discreta nos olhos.

Já o "Rosa", que também é um clássico da maquiagem, está em alta neste inverno/2009. Fica bem em peles claras, sendo mais elegante num tom mais próximo da cor dos lábios. Não é muito indicado para as mulatas e negras. Para elas, um tom escuro que puxe para o ameixa e o vinho, são mais elegantes.

O "Nude" está em todas as bocas em 2009. Esta cor também é destaque na moda do vestuário e dos acessórios. Encontrado em várias tons. Escolha um que seja mais escuro ou na mesma tonalidade de seus lábios. Para não ficar com o rosto apagado, complete usando contraste, realçando os olhos. Para a noite, olhos esfumaçados em preto são muito usados com esta cor de batom.

O elegante "Cor de Boca" é um grande básico. Combina com todas as mulheres e com tudo o que se veste. Discreto e elegante. As tonalidades podem ser mais claras ou mais escuras. Mais rosadas ou puxadas para o marrom. Os nomes variam conforme as marcas. Também pedem destaque para os olhos.


Uma vaidade que já foi assunto polêmico:
  • Na Grécia, no século II, uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento.
  • Na Espanha do século VI, só usavam batom mulheres das classes menos nobres.
  • Em 1770, o parlamento inglês decretou proibição do uso de pigmento nos lábios, por considerar que tal prática era artifício que as mulheres possuíam para seduzir e manipular os homens.

http://www.l-gance.com/?p=9
Foto: Reprodução