O xadrez joga seu charme no inverno

Falar do xadrez não é nenhuma novidade, pois está em todas as vitrines nesta temporada de outono/inverno. Aparece em blusas, blazers, casaquetos, calças, camisas, saias e vestidos. As peças que mais se valorizam com o uso da estampa, e, as mais clássicas também, são as de alfaiataria.

Percebo que o xadrez não é uma unanimidade em matéria de gosto, pois uns acham que a estampa engorda, outros acham muito antiguinho; mas também existe quem adore este padrão.



O primeiro look, acima, produzido por Priss (da Comunidade de Moda Bymk) é mais formal, sugerido como moda para trabalho pois fica ótimo para uma secretária, por exemplo.

Com uma camisa branca clássica ou uma camiseta branca básica sob o blazer, o visual fica impecável no trabalho. Os cachecóis e lenços também estão na lista para novas combinações.


O segundo look, acima, é do desfile de inverno da grife Cavalera. Mais casual e descontraído, este look num padrão xadrez mais largo é usado em sobreposição com malhas coloridas, sobre jeans. Com botas mais pesadas, abotinados ou tênis All Star ficarão perfeitos.

Bem... Respondendo se o xadrez engorda.

Segundo profissionais, depende da direção do xadrez. Se estiver na vertical, a peça vai dar a ilusão de alongar a parte do corpo que ele cobre. Na diagonal, a ilusão que vai dar é de uma esticadinha, mas, em compensação, pode doar uns quilos extras. Agora, na horizontal, ele é sinônimo de volume e de inimigo para as mulheres baixas e acima do peso, porque achata e engorda.


Micro-Dicionário:

Existe uma infinidade de padrões xadrezes, sendo que alguns são mais clássicos e famosos que outros. Abaixo os mais célebres.

Tartan – é xadrez dos kilts escoceses e dos punks. Ele se caracteriza por apresentar um padrão quadriculado com linhas em diferentes espessuras e cores. Até hoje, na Escócia, as cores e padrões identificam os clãs e famílias.

Medevi Square – também chamado o xadrez sueco, tem padrão simples e bicolor. As listras são sempre da mesma espessura, criando o efeito idêntico ao do tabuleiro de xadrez. Normalmente é vermelho e branco.

Vichy – criado na cidade francesa de mesmo nome, tem três linhas de espessura idênticas e combina dois tons graduais ao branco. É popular em todo o mundo porque, por algum motivo que desconhecemos, virou sinônimo de estampa de toalha de mesa.

Burberry – a marca inglesa desenvolveu um padrão com faixas em diferentes espessuras nas cores bege, preto, vermelho e branco.

O xadrez é um clássico que pode ser ousado, básico, antiguinho ou sofisticado. Pode ir ao trabalho ou a uma festa com todo charme... Só depende de suas escolhas e de seu estilo pessoal!


Fontes: site Terra - Moda e site Meia Fina