"Gente que faz e acontece"

Tem gente criativa que valoriza a arte e a exclusividade. São pessoas com ideias novas e um jeito mais personalizado e ecologicamente correto de ser... Pessoas que não esperam que tudo aconteça por acaso, colocam a mão na massa e fazem acontecer!

"Gente que faz e acontece" traz uma matéria de Anete Mendonça de Nova Friburgo que transforma jornal em moda. (Ela faz diversas modalidades de artesanato, inclusive já publicou aqui na V Vitrine, os seus chinelos personalizados.)


BOLSA DE JORNAL MODA PRAIA:


MATERIAL:
Cola quente, canudos, cola branca, caneta, forro, corda, botão, tesoura, régua, pincel, anelina azul e spray incolor.

MODO DE FAZER:
1- Coloque sobre a mesa 7 canudos. Coloque a mão no centro e levante o 1º, 2º,3º,5º e o 7º canudo. Coloque outros 6 canudos em cima dos que estão abaixados.


2-Escolha um canudo do lado que tem 7 para ser o trançador.
3- Trance o fundo da bolsa. O tamanho será 20cm de diâmetro.


4- Cole um canudo do lado do trançador para formar 2 trançadores.


5- Trance os canudos que estão na vertical. Coloque um de cada vez no meio dos trançadores.


6- Continue trançando até atingir 16cm de altura. Depois corte as pontas e dobre-as para dentro encaixando entre as tramas e colando-as.


7- Escolha um tecido para o forro e meça o fundo da bolsa fazendo o molde. (Corte 1cm maior.) Cole o forro com cola quente.


8- Pinte a bolsa com anelina azul.
9- Anete diz que fez as alças em corda conforme aprendeu, mas que você pode fazê-la em outro material. (Coloque as alças trançadas, amarrando-as por dentro da bolsa para ficarem firmes.)
10-Coloque o botão e a laçada que vai passar pelo botão, ambos bem amarrados por dentro da bolsa.
11- Cole o forro dentro da bolsa.
12- Aplique o verniz.

  • Anete sugere que pode decorar a bolsa ao seu gosto. (Com flores de tecido e laços de fita rústicas por exemplo e também sementes, cascas etc.)
  • O forro para este modelo não precisa ser em TNT como o da foto, pode ser também em tecido azul e todo costurado. (Colado apenas nas bordas da bolsa)
  • Nas alças pode-se substituir a corda por "cordonê" em algodão cru.
  • A cor da bolsa você escolhe conforme seu gosto pessoal.

Participe! Envie-nos também o passo a passo e fotos do seu artesanato relacionado à moda para: "Gente que faz e acontece" / E-mail: vvitrine@gmail.com

(Matéria e fotos de celular enviadas pela Anete.)