Em cima do salto...

Nenhuma novidade no fato de que os ortopedistas dizem sobre os saltos fazerem mal à coluna... As modelos sabem que para usá-lo é preciso também uma boa postura e um caminhar seguro, senão adeus elegância!

Nem todas as mulheres conseguem equilibrar-se sobre os mesmos, mas todas concordam que o salto alto oferece a ilusão de uma silhueta mais alongada e as torna mais femininas e sedutoras.



"Segundo um estudo realizado pela Unifesp, o salto mais recomendado para uso diário tem até 4 cm”, diz a reumatologista Evelin Goldenberg. A altura pode até ser boa, mas o formato ideal dos calçados nada tem de fashion: o sapato perfeito deve ser largo nos dedos e de preferência com bico quadrado. O salto também deve ser quadrado, pois esse formato garante mais estabilidade.

Na falta do modelo descrito acima, o modelo plataforma também é indicado. “As plataformas, por terem o salto alto por toda a extensão da sola, conseguem fazer uma distribuição mais uniforme do peso corporal”, conta Evelin.

Controvérsias...

Cientistas da Unicamp descobriram a exceção da regra usar-salto-alto-faz-mal-à-saúde. Segundo pesquisa desenvolvida pelo cirurgião vascular João Potério Filho, o salto alto beneficia a circulação. A tese foi comprovada graças a um novo exame para medir pressão das veias das pernas.

Através do exame – feito com mulheres usando saltos de 7 cm e 10 cm -, foi constatado que o uso de salto alto diminui a pressão nas veias, o que provoca uma melhor circulação do sangue.

Resultado: além de deixar suas pernas mais poderosas, o salto alto impede que elas fiquem inchadas.


Polêmicas à parte... Quem resiste a um belo salto?!


Foto: reprodução
Fonte: IG - Delas