Dicas para entrevista de emprego

Nesta fase de crise econômica em que o mundo está passando, todos sabemos que o emprego está cada vez mais raro. Por isso, se você teve a felicidade de conseguir uma entrevista de emprego, prepare-se para este momento que é a oportunidade única, para mostrar o melhor de si e causar uma ótima impressão.

Uma das primeiras coisas que o entrevistador vai observar, sem dúvida, é a imagem que você passa!

Neste aspecto estão incluídos a sua apresentação visual (roupas, penteado, maquiagem e acessórios), a postura, o comportamento e a forma de comunicação. Depois serão avaliados seus conhecimentos técnicos e uma série de requisitos impostos pela empresa em questão.

Claro que é um momento que gera ansiedades e incertezas para qualquer um... Mas, você não pode perder esta chance! Então vamos às dicas:

Aparência será o primeiro foco:
Ideal ir vestida com uma roupa adequada ao cargo que vai ocupar. Ou como você imagina que uma pessoa numa função semelhante, que já trabalhe na empresa, deva vestir-se. Se possível, informe-se antes. Isto faz com que o entrevistador já consiga imaginá-la entre os demais membros da equipe.

Coisas que nunca se faz:
-Não vá de óculos escuros e se for retire-os antes. Numa entrevista é fundamental olhar nos olhos.
-Não vá mascando chicletes em hipótese alguma! Por incrível que pareça, há pessoas que fazem isto.

Se não souber qual é a roupa adequada:
-Não vá de short e de bermuda, nem se for de alfaitaria com blazer. Esta roupa pode ser ideal para passeios e baladas, mas não para o assunto em questão.
-Jamais use botas! Nenhum modelo de bota é adequado para entrevista.
-Cuidado com a maquiagem. Esta deve ser discreta.
-Atenção aos cabelos. Não devem estar desarrumados e nem exageradamente penteados, nem soltão, nem tipo leoa ou outras variações malucas, segundo Glória Kalil.
-Cuidado com o perfume. Leve e discreto.

Coisas que não se diz em hipóste alguma:
-Cuidado com palavrão. Não fale-os! Tem gente que já está tão habituada a dizer palavrões, que já acha normal ou nem percebe que falou.
-Nunca fale mal do emprego ou do patrão anterior!
-Não chame o entrevistador de querido, meu bem ou em diminutivos.

Pontos importantes:
-Fale das suas vantagens e habilidades com naturalidade e não invente coisas que não sabe fazer. Pois serão cobradas depois!
-Sobre a remuneração; não se precipite e deixe que o entrevistador tome iniciativa sobre este assunto.
-Ao sair, pergunte quem vai contatar, se você ou a empresa. Para evitar ansiedades, já deixe estabelecido quem vai tomar a iniciativa de ligar ou enviar e-mail sobre o resultado da entrevista.

Fonte: Vídeo Chic - Cuidados em uma entrevista de emprego.