A Moda de Carmen Miranda

Carmen Miranda construiu uma história de sucesso onde foi ícone na Música, no Cinema e na Moda. Seu estilo próprio de brasilidade, seus trejeitos e seus balangandãs foram divulgados pelo mundo. Esta brasileira famosa foi estrela e musa internacional e até hoje é referência para estilistas do mundo todo.


Carmen Estilista e Costureira:

Segundo o "ABC de Carmen Miranda" de Dulce Damasceno Brito, a artista teria dito numa entrevista que para ela, a costura era uma verdadeira terapia. Que acalmava seus nervos... Que era a criatura mais feliz do mundo, quando se sentava à maquina de costura e tinha um modelo bem bolado para um vestido. Ela afirmava que não seguia padrões de moda e usava o que lhe caía bem.

Carmen aprendeu a costurar e bordar quando foi trabalhar, aos quinze anos, numa loja de chapéus. E este aprendizado entre linhas e agulhas, fez de Carmen, a estilista de seus próprios modelos tanto nos shows da Broadway, quanto nos filmes de Hollywood. Algumas vezes, tinha assessoria de figurinistas, mas quase sempre era ela quem cuidava do visual do próprio figurino. Gostava tanto de costurar que, segundo contam, até reformava figurinos de algumas filmagens para reutilizá-los em shows.

O que é que a baiana tem?

Para aumentar sua altura de 1,53cm, criou um sapato em salto plataforma, feito sob encomenda a um sapateiro, em diferentes interpretações. Para completar os seu estilo folclórico e um tanto caricato de baiana; criou vários figurinos em duas peças com muitos babados, ombros nus, rendas e bordados em pedrarias e cristais. Também foi ela quem idealizou o adorno da cabeça com turbante e as frutas. E completou com brincos, pulseiras e muitos colares.



















Centenário Carmen Miranda - 1909/2009

Fotos: reprodução
Visite: http://carmen.miranda.nom.br/gal_museu.htm