Perfis de Consumidor de Moda e o Inverno/2009


Segundo o caderno de tendências "Perfil", lançado pelo SENAI - SP, que antecipa a moda inverno/2009, os consumidores foram classificados em cinco grupos e identificados por perfis de comportamento: romântico, irreverente, esportivo, sensual e contemporâneo.

A proposta do caderno é orientar o empresário de moda na identificação dos diversos perfis de consumidores e estimular o uso da cultura e da história nacional na produção de produtos. Dentro deste contexto, o caderno apresenta as macro-tendências de comportamento: (Re) Desing, Rupturas Limítrofes, Emoções Sensoriais e Aculturação.


Perfis:

O perfil irreverente no inverno/2009:
A ordem para esse público é ignorar as regras e não ter medo de ousar. As peças trazem uma “desconstrução” e influência do Japão dos anos 80. Nas estampas prevalecem os efeitos da pop art e histórias em quadrinhos em tonalidades de amarelos, verdes e azuis. Para o seguimento street wear, uma vertente desse perfil, o destaque são as imagens gráficas dos contos de cripta (quadrinhos de horror dos anos 70) e da revista MAT, que traz o humor social, com uma pitada de sarcasmo.

O inverno/2009 para o perfil sensual:Do estilo gótico romantizado surgem os looks completos nas cores preto, vermelho cereja e liolácio em peças com babados em estilo jaboux, laços em estilo dandy e punhos e mangas em estilo pirata. A sensualidade fica por conta dos decotes que valorizam o colo e peças como calças skinny e microssaias utilizadas com meias ou legging.

O contemporâneo e inverno/2009:
Para esse público, a modelagem vem com as construções em alfaiataria e elementos de peças esportivas. Nesse sentido, os destaques ficam para a pureza das formas e a construção de golas e mangas. O preto, os brancos tonalizados e o cinza-mescla são os carros-chefe de peças retas com tecidos que resgatam padronagens dos anos 80, como risca-de-giz, príncipe de Gales e escamas de peixe. Esse consumidor é preocupado com o consumo consciente e a origem de seus produtos.

Para o romântico... inverno/2009:
Para esse consumidor, as cores são em tons pastel envelhecido. Detalhes com renda, laços, volumes new look e uma estética retrô estão em alta. Ênfase ao resgate de peças influenciadas pelos anos 60. Nas estampas, as imagens são envelhecidas, desgastadas e remetem à publicidade de produtos e brinquedos de décadas passada.

Já para o esportivo a moda inverno/2009 será:
As peças para esse usuário são confeccionadas com tecidos de alta performance e não se restringem especificamente as academias, podem ser usadas também nas “baladas”. As formas são levemente ovaladas e fluídas ou justas ao corpo com o conforto do elastano. As cores são vivas, mas, ao mesmo tempo, com uma pitada de cinza.

Fonte: Guia Têxtil - SENAI-SP