As Saias: Mini, Médias e Longas

As saias e os vestidos sempre fizeram parte de um guarda roupa feminino. Variando estilos e comprimentos, toda mulher possui pelo menos uma saia. Mudam as estações e as tendências... Mas a saia sempre volta!

Agora, no verão/2009 é o retorno da mini saia... Apesar da moda ser bem eclética e os comprimentos longos também desfilarem por aí.

Minis, médias ou longas?

Entre as longas, temos as saias hippies, que se destacaram nos anos 70 e estão presentes até hoje. Suas características são babados, tecidos em patchworck, estampas e padrões psicodélicos. Também os padrões indianos-orientais que inspiraram os estilistas por décadas de moda.

Nos anos 60, houve uma revolução na moda com a chegada da ousada, sexy e moderna mini saia. Esta é tendência até hoje e ainda causa frisson em muito marmanjo!


Entre a saia longa e a mini, temos o comprimento midi. Este modelo vai até a altura dos joelhos e fica ótima com botas.

Outros modelos que desfilaram entre os anos 30 e os anos 70, foram: saia bailarina, saia balão ou balonê, odalisca, com palas, em lenços, envelope, franzida e godê. Como o mundo fashion é bastante imprevisível, a onda da moda vem... vai... e estes modelos podem voltar.

Dicas para usar uma mini saia:

Para usar uma mini com elegância o bom senso é fundamental. Este comprimento não fica bem para todas! Elas podem ser usadas tanto durante o dia quanto à noite, variando os tecidos e cores. O jeans é usadíssimo e é quase unanimidade nesta peça, pelo seu charme e durabilidade combina com praticidade. Os cetins e sedas são para eventos noturnos.

A saia é sensual e expõe muito a mulher, por isso a atenção aos bons modos deve ser redobrada.

A idade e a aparência das pernas são essenciais na hora de escolher este visual, que fica melhor nas mais jovens com pernas sem varizes e bem torneadas.


Foto: reprodução mini saia em jeans escuro.