Amigo-secreto: maneiras diferentes de realizar


Final de ano é hora de presentear os parentes e amigos. Mas, se a grana anda em baixa, é hora de adotar esta brincadeira que pode ser econômica e bem divertida:

As mais simples são as que animam a revelação. Ao invés de simplesmente dizer: "meu amigo-secreto é...", você pode dar dicas, verdadeiras ou falsas, e pedir para que os outros adivinhem. Ou, quem sabe, imitar seu amigo-secreto.

Desapego
Nessa proposta, o que conta não é o amigo, mas o presente. Assim, nada de se apegar ao presente que você teve a sorte (ou o azar) de tirar. A primeira novidade é que seu amigo realmente será secreto (tão secreto que nem você saberá quando for escolher o presente).

A primeira coisa é comprar um presente legal, dentro do valor estipulado, sempre pensando que ele pode ser seu. A brincadeira começa com um sorteio de números. Por exemplo, se 15 pessoas estiverem participando, escreva em um papel números de 1 a 15 e distribua para cada um. Todos os presentes estarão embalados de modo que ninguém identifique o conteúdo.

Quem tiver o azar de tirar o número 1 será o primeiro a pegar algum dos presentes. O número 2 terá o direito de pegar o presente da mesa ou “roubar” o presente do número 1 (agora está entendendo o por quê do nome?). Caso isso aconteça, o primeiro terá o direito de escolher outro presente da mesa. E assim vai seguindo o Desapego: o terceiro pode escolher o presente do primeiro ou do segundo ou o da mesa.

Na verdade, sorte mesmo é de quem tirar o último número. Isso porque o sortudo poderá escolher o presente de qualquer pessoa e ainda terá a opção do presente que sobrar na mesa. A brincadeira termina quando o último número (nesse caso, o 15) escolhe o presente da mesa ou, se preferir roubar de alguns dos participantes, escolhe o presente de qualquer um dos números. Nesse caso, o último azarado será obrigado a pegar o presente da mesa, não importa qual for. Uma regra importante: cada pessoa poderá trocar o presente somente uma vez.

Amigos-secretos temáticos
A forma de entrega pode ser qualquer uma, o original nesse caso é o tema escolhido para o amigo-secreto. No trabalho, uma boa pedida é limitar os presentes a CDs ou livros. Se torna um desafio escolher não o que a pessoa pediu, mas aquilo que você acha que ela gostaria ou poderia gostar.

Outro tema divertido, apropriado entre amigos (com o perdão do trocadilho), é um amigo-secreto erótico. Aqui, vale tudo. Desde cremes com as mais variadas funções até roupinhas ousadas e "calientes". A única observação é que este tema NÃO é recomendado para a família.

Em tempos de crise, outra opção é o amigo-secreto de R$ 1,99. Depois da proliferação das famosas lojinhas por todas as esquinas do país, é fácil escolher um presente. Aí, a imaginação toma conta. Você pode escolher desde algo útil, bonitinho e, claro, baratinho, até aproveitar a deixa para fazer uma sacanagem com seu sorteado.

Para os comilões, uma gostosa idéia, muito procurada é o amigo-secreto com o tema chocolate. Só valem, na troca de presentes, bombons, barras, caixas de doces e o que mais você puder imaginar para presentear seu amigo.

Amigo-secreto "Perfil"
Conhece aquele jogo no qual o participante lê uma série de dicas sobre a pessoa e os outros têm que adivinhar quem é? Pois é. A idéia fica ótima em amigos-secretos. É só pedir para cada pessoa fazer uma fichinha com dez dicas, fáceis ou difíceis, sobre seu amigo.

Na hora da troca, os participantes escolhem uma dica de cada vez e vão tentando adivinhar os sorteados. Para animar ainda mais a troca de presentes, um brinde, no final, pode ser dado para quem criar a ficha mais criativa ou difícil de adivinhar.

Fonte:
Graziella Campanaro
Do CorreioWeb